DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS
Hoje comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus.
Somente a hepatite por vírus é transmitida de uma pessoa para a outra. Esse vírus é muito resistente e pode durar de horas a dias em materiais contaminados com sangue e secreções.
A hepatite B ou C é transmitida pelo sangue, sendo a hepatite B transmitida também através do ato sexual, daí a importância  do uso de preservativos durante o ato sexual.
Gestantes também podem transmitir para o bebê e por isso realizam o teste logo no início da gestação.
O uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação são as principais fontes de transmissão da hepatite C.
Nem sempre os sintomas das hepatites B e \C aparecem, mas quando ocorrem podem apresentar:
- Pele e olhos amarelados
 
- cansaço
 
- tontura
 
- febre
 
- dor na região do fígado
 
- urina escura
 
- fezes claras
 
- enjoo
 
- falta de apetite
 
Existe vacina apenas contra a hepatite B, e para se proteger é necessário tomar as três  doses. A vacina  e os testes encontram-se disponíveis nas unidades de saúde.       
Em comemoração a essa data foi realizada sala de visita pelas agentes comunitárias de saúde Fabiana Morais, Márcia Cristina e Sheyla Amaral, orientando sobre o que é hepatite, os tipos de hepatites virais, sintomas, grupos de risco e tratamento.
Foram realizados 20  testes rápidos  de hepatite C nos usuários de nossa unidade presentes na palestra.